segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

A Fé «À Lista»


Estamos no principio de mais um ano pastoral. Depois do «enlevo» eucarístico do ultimo ano pastoral, é oportuno agora dedicarmo-nos a esclarecer e a formar um pouco mais a nossa fé, numa época em que, pese embora o esquecimento de Deus, se verifica, paradoxalmente, uma espécie de «boom religioso».
“A religião converte-se quase num produto de consumo.” Escolhe-se aquilo que mais agrada e de alguns sabem também tirar proveito.
Mas esta religião procurada à «medida de cada um», a granel, ou «à lista», em nada nos ajuda. «É cómoda, mas no momento de crise abandona-nos á nossa sorte», disse Bento XVI aos Jovens.
Neste mercado onde a ”oferta” supera a “procura”, é importante ajudar as pessoas a descobrir a verdadeira estrela que indica o caminho: Jesus Cristo! Tratemos nós mesmos de conhecê-lO sempre melhor para poder guiar também, de modo convincente, os outros para Ele.

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto, num mundo tão confuso como o de hoje, torna-se muito complicado para qualquer ser humano que não tenha tido nenhuma educação religiosa, saber qual caminho a seguir, torna-se complicado, até porque a tentação é de apenas recorrer a DEUS quando nos encontramos aflitos e não nos apercebemos da sua pesença, em todas as coisas boas da nossa vida, porque será. Posso dizer que foi com a entrada do meu filho para a catequese, quase que por uma obrigação "social" se assim posso falar que cedi na sua entrada pois já algum tempo que não me aproximava sequer de uma igeja, devo dizer que sempre considerei o meu filho uma benção de DEUS, e foi através dele que voltei a sentir o meu coração livre limpo e feliz, quando paticipo de celebrações, sem procura de nada mais para além deste sentimento tão puro e real na minha vida que é a Fé em DEUS e seu filho JESUS CRISTO. Parabéns Cardinal, de facto o teu blog está espectacular!!!