segunda-feira, 13 de março de 2006

Vamo-nos casar!

"Surpreende-Me Sempre, diz Deus,
Ouvir as pessoas dizer:
- Vamo-nos casar!
Como se alguém se casasse
Num determinado dia…
Deixem-me rir!
Como se alguém se casasse
De uma vez por todas.
Crêem que isso aconteceu,
E que podem viver
Viver das suas rendas de amor
De pessoas casadas.
Como se alguém se casasse num só dia.
Como se fosse suficiente dizer sim uma vez,
Como se Eu próprio
Tivesse feito o mundo num só dia;

Como se não fosse necessário,
Custe o que custar,
Para um bom êxito, enfim,
Casar-se em todos os dias que Eu
faço.
Os homens não duvidam de nada!
Duas metade têm tanto a unir,
Quando se tem vinte anos!
Um rapaz sozinho,
Uma rapariga só,
Tão diferentes;
De origens estranhas um ao outro
Desde gerações de antanho.
Quantas coisas a dar
E a receber.
Quantas coisas a receber
E a dar,
Meus filhinhos!"

by Charles Péguy

Sem comentários: