domingo, 5 de março de 2006

Quaresma

“A Quaresma é o tempo privilegiado da peregrinação interior até Àquele que é a fonte da misericórdia. Nesta peregrinação, Ele próprio nos acompanha através do deserto da nossa pobreza, amparando-nos no caminho que leva à alegria intensa da Páscoa. Mesmo naqueles «vales tenebrosos» de que fala o Salmista (Sl 23, 4), enquanto o tentador sugere que nos abandonemos ao desespero ou deponhamos uma esperança ilusória na obra das nossas mãos, Deus guarda-nos e ampara-nos. Sim, o Senhor ouve ainda hoje o grito das multidões famintas de alegria, de paz, de amor.”
É com estas palavras que Bento XVI saúda a Igreja universal na que é a sua primeira Quaresma como sucessor de Pedro. Deixemos que elas ressoem no nosso coração ao longo destes 40 dias que nos são dados como presente de graça e de misericórdia. E que a Palavra, que todos os dias nos alimenta, seja desafio e consolo, interpelação e bênção.
E despeço-me citando de novo o nosso Santo Padre: “A Maria, «fonte viva de esperança», confio o nosso caminho quaresmal, para que nos conduza ao seu Filho. De modo particular confio a Ela as multidões que, provadas ainda hoje pela pobreza, imploram ajuda, apoio, compreensão.”

Evangelho Quotidiano

Sem comentários: