sábado, 7 de abril de 2007

Os nossos medos e o Deus da Liberdade.

Um dia, um grande e bom amigo meu, deu-me um pequeno livro que tem por titulo “Um Rato fala com Deus”, da autoria da Irmã Ângela Toigo, jovem beneditina americana.
Fiquei deveras retratado no livro, como cristão e como ser humano, que decidi fazer uma apresentação do mesmo para algumas pessoas repensarem também no seu dia a dia.
Meses mais tarde, tive a oportunidade de visitar a “Tenda do Encontro”, Centro de Solidariedade Cristã Maranatha, em Sermonde, onde tive uma agradável surpresa. O Sr. Padre Bernardino, baseado no mesmo livro, elaborou-o com orações, baseadas na meditação que ele próprio fizera e editou-o como compêndio, se assim lhe posso chamar, de meditação humana e reflectida de nós e o mundo em que vivemos.
Pois bem, durante os próximos dias, vou disponibilizar-vos estas meditações.
Trata-se de uma proposta de reflexão pessoal, neste tempo Pascal, em que celebramos a Ressurreição de Jesus e marcamos com toda a seriedade a nossa posição, cada vez mais posta a prova, todos os dias em todos os momentos das nossas vidas.
Temos de nos Baptizar novamente no Amor de Jesus Cristo e lhe confiarmos a nossa Fidelidade e Paixão.

Dedicado a todas as pessoas que valorizam ainda as pequenas coisas.

Quem é pequeno vê o que os outros não vêem porque vê a partir de baixo e anda sempre com o nariz no ar para ver mais alto e mais longe. Como anda próximo da terra vê as sementes a germinar, os pássaros a procurarem alimento, as pequenas flores que fazem da terra um belo tapete para os pés do caminhante da paz.
Quem anda cá por baixo ouve melhor os ruídos do silêncio e saboreia as pequenas correntes de água que fecundam a terra e engrossam os rios que vão até ao mar. Também sente as botas cardadas que pisam e ferem e os carros de combate que ao passarem esmagam a vegetação e outros seres.
Vê passar pés de todas as cores e sente mais fundo todos os odores.
Está em comunhão e pode falar melhor do que existe, porque está próximo da criação e do criador, que sendo grande se fez pequeno em Cristo e ao ser pequeno a todos elevou:

“O que quiser ser maior, seja servo de todos.” Jo.13

Maranatha
Aleluia
Ámen

Sem comentários: